REFLEXÕES DE UMA EDUCADORA SOBRE O CONCEITO DE VIVÊNCIA (ERLEBNIS) E O FILME “DIAS DE NIETZSCHE EM TURIM”
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a254Palavras-chave:
Erlebnis, Vivência, NIETZSCHEResumo
Este trabalho trata a respeito de reflexões realizadas por uma Educadora sobre o conceito de vivência (Erlebnis) e o filme “Dias de Nietzsche em Turim”, com a finalidade de compreender o conceito de vivência e sua importância para a formação das pessoas, por não fazer mais sentido dissociar Filosofia e Educação e por fazer-se necessário outro modo de conceber o humano. Neste sentido, a partir do conceito Erlebnis, a leitura do filme de Julio Bressane traz a relação da natureza física e psicológica de um filósofo com o modo de pensar próprio de Nietzsche, o qual desafiou a humanidade a pensar por si mesmo, seguir em frente com total liberdade, propôs ao ser humano o superar a si mesmo, transcendermos a nós próprios e na incorporação de vivências, formar-se. A experiência humana não é agradável de maneira geral e Nietzsche buscou respostas filosóficas ao sofrimento da existência, pioneiro numa nova forma de pensar, enfraqueceu nossas crenças morais e religiosas e nos lembrou de que a vida está aí para construí-la, então que a construamos com as nossas vivências... Dessa interpretação surgiram novas perguntas e algumas respostas em busca de uma melhor, mais frutífera e mais humana Educação.
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