Pais Enlutados na Sociedade Atual: uma análise sobre suas vivências cotidianas a partir de novos critérios diagnósticos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a251

Palavras-chave:

Análise Fenomenológica, Critérios Diagnósticos, Luto

Resumo

O luto é um processo em que a tristeza é sentida e expressada após a morte de um ente querido, apresentando uma variação individual em seu período de duração. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo compreender como o luto altera a cotidianeidade dos pais, que tiveram filhos falecidos, identificando possíveis agentes geradores de uma má qualidade de vida. Foi adotada abordagem fenomenológica, com análise qualitativa dos dados, utilizando como instrumento o estudo de caso de cinco casais, que participaram de uma entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que há uma diferença entre os membros do casal quanto à forma e tempo necessário para elaboração da perda. Todos os casais desenvolveram uma super proteção com os outros filhos, pois experimentam muita ansiedade frente à possibilidade de novas mortes. Pode-se concluir que o processo do luto é particular e singular e que o DSM-5 propõe uma ruptura com as etapas descritas para vivência do luto, bem como, com o período deste, já que pertencemos à uma sociedade imediatista e que não considera a subjetividade. Para os pais que buscaram ajuda, a maioria não acredita existir um profissional que lhes apontem o caminho da superação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia Helena Santos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL - Lorena

possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) , especialização em Terapia Ocupacional Em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (1997) , especialização em Terapia Ocupacional Dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (2000) , mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Paraíba (2006) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Centro Educacional Objetivo (1987) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Fênix Ensino de 2º Grau (1990) . Atualmente é Professora de Pós-Graduação Latu Sensu do Centro Universitário Salesiano São Paulo e Terapeuta Ocupacional da Prefeitura Municipal de Taubaté CAPS-ad. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional , com ênfase em Terapia Ocupacional Dinâmica. Atuando principalmente nos seguintes temas: dor crônica, cuidadoras, saúde mental.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Santos, S. H. (2015). Pais Enlutados na Sociedade Atual: uma análise sobre suas vivências cotidianas a partir de novos critérios diagnósticos. Revista Ciências Humanas, 8(1), 98-108. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a251