Formação Inicial de Professores no Brasil e o caso de um programa inovador
Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores. Programa Inovador de Formação de Professores. Estratégias de Formação de Professores. Cursos de Pedagogia.Resumo
Resumo: Este artigo discute alguns dos obstáculos encontrados atualmente na formação inicial de professores do Brasil a partir de uma análise histórica de algumas das características associadas à expansão da educação básica. Além disso, apresenta dados sobre o perfil dos estudantes que ingressaram em cursos de licenciatura nos últimos dez anos e aponta para deturpações sobre eles em cursos de ensino superior. Essas representações idealizadas têm sido a base para a concepção e implementação de programas e projetos educacionais afirmativos voltados para a inclusão de calouros atuais em cursos de formação de professores do ensino superior. Como contraponto ao fracasso da formação generalizada em relação ao desenvolvimento econômico do Brasil e dos investimentos no setor, este artigo fornece um modelo inovador de formação docente para a reflexão, que foi usado ao longo dos últimos 12 anos, em um momento em que o autor dirigiu, projetou, e ministrou disciplinas em um curso privado sem fins lucrativos na cidade de São Paulo. Além disso, sugere, com base nesta experiência educacional, que a solução para a formação de professores no Brasil está associada a uma ampla reforma do sistema educacional do país.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.