Educação de jovens e adultos e inclusão social: uma análise dos artigos publicados no periódico "educar em revista"
Palavras-chave:
EJA. Educação Popular. Inclusão SocialResumo
O presente artigo se classifica como uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e objetiva-se discutir a temática da inclusão social na Educação de Jovens e Adultos, tomando como base as ideias da Educação Popular e concepções de currículos e práticas. Para a reflexão da temática foi realizada uma busca e um levantamento de artigos no banco de dados da SciELO, selecionando apenas os artigos do periódico “Educar em Revista”. Para a discussão foi feita a análise destes artigos por tema, fazendo uma revisão da literatura acerca do assunto. Para favorecer uma análise mais detalhada, os conteúdos abordados nos artigos foram separados em dois grupos. O primeiro grupo apresenta as questões de currículo e práticas e o segundo grupo discute a EJA como possibilidade de inclusão social. O estudo nos permitiu perceber que ainda há de se avançar bastante no campo da Educação de Jovens e Adultos, sobretudo nas práticas voltadas para a especificidade desse sujeito e na formação docente para atuar com a essa modalidade de ensino.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.