COMUNICAÇÃO PÚBLICA E GOVERNAMENTAL NA PREFEITURA DE GUARATINGUETÁ: Um estudo sobre o relacionamento do Serviço Municipal de Comunicação com a Mídia Radiofônica Local
Resumo
A temática central deste trabalho é a utilização das ferramentas da comunicação governamental e da comunicação pública nos municípios brasileiros. As assessorias de comunicação em prefeituras objetivam divulgar as atividades realizadas pelagestão e responder às solicitações da imprensa no que diz respeito aos serviços prestados por um governo. As técnicas utilizadas com enfoque profissional e político colaboram para o sucesso na formação da imagem de governo e governante. Apesquisa em questão buscou avaliar os instrumentos de comunicação utilizados pelo Serviço de Comunicação da Prefeitura de Guaratinguetá e como eles são aproveitados pela mídia radiofônica local, usando como objeto os principaisprogramas jornalísticos veiculados na cidade. A análise de conteúdo dos programas selecionados proporcionou verificar como é estabelecida a construção do relacionamento com a mídia, e a eficácia das ferramentas utilizadas para alcançar osobjetivos propostos pelo Serviço Municipal de Comunicação. De maneira quantitativa, observou-se o uso sistêmico do material enviado para a mídia com leitura constante dos boletins informativos. Na análise qualitativa, percebeu-se a uso das notícias do boletim para comentários sobre a gestão. Do ponto de vista do atendimento da assessoria às reivindicações solicitadas pelas emissoras, constatou-se a interação entre mídia e órgão público em um dos programas e uma relaçãoconflituosa com outro. O estudo demonstrou o quanto a relação entre a mídia radiofônica local e o poder público é intermediado pelo Serviço de Comunicação. O setor é utilizado como elo entre a voz do gestor e a imprensa, possibilitando ainda uma interação como ouvinte cidadão.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.