SIGNIFICANDO O PROFISSIONAL ENFERMEIRO: percepções de fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos
Palavras-chave:
papel do Profissional de Enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogos.Resumo
Enfermagem, profissão que surgiu da evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. Atualmente atua em diversos meios, nos quais, profissões interagem em ambiente interdisciplinar. Objetivo: conhecer percepções sobre o Enfermeiro na ótica de fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Estudo descritivo de abordagem qualitativa, coleta de dados por meio de entrevistas e de sua análise originaram Discursos do Sujeito Coletivo a partir das idéias centrais: “Elemento da equipe interdisciplinar”, “Desconhecimento das atribuições do Enfermeiro”, “Elo – peça-chave da equipe de saúde” e “Prática assistencial integral”. População de estudo: quatro fisioterapeutas, três nutricionistas e quatro psicólogos de unidades de saúde (hospitalar e ambulatorial) de um município do Vale do Paraíba. Os resultados indicaram que o Enfermeiro é percebido de diversas maneiras por esses profissionais, alertando quanto a importância da atitude interdisciplinaridade, que deve acontecer de fato, para que exista a possibilidade do trabalho em conjunto sem centralização de poderes.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.