O PERFIL DO EMPREENDEDOR: UMA ANÁLISE BASEADA EM EVENTOS DE STARTUPS DURANTE O ANO DE 2016 NO SUL DE MINAS GERAIS

Autores

  • Alessandro Messias Moreira Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.
  • Fabrício Pelloso Piurcosky Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.
  • Sidney Vergínio da Silva Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.
  • Ernani de Souza Guimarães Júnior Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.
  • Cristina Leal Lelis Calegario Universidade Federal de Lavras - UFLA.

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo16

Palavras-chave:

Características empreendedoras. Empreendedorismo. Startup.

Resumo

Este trabalho trata de identificar o perfil das pessoas que frequentam e tem interesse pelo tema empreendedorismo. Tal abordagem se justifica porque os eventos para discussão de ideias de negócios e promoção de investimentos para empreendedorismo, sobretudo para startups aumentou em todo o mundo e tem sido alvo de estudos acadêmicos e econômicos. O objetivo deste estudo é identificar as características presentes nas pessoas interessadas em eventos que promovem o empreendedorismo, pois isso pode auxiliar na criação de práticas e ações que possam facilitar ainda mais a participação deste tipo de público. Este propósito será conseguido a partir da pesquisa realizada em dois eventos ocorridos em 2016 em Varginha – MG, utilizando para isso metodologia quantitativa. A pesquisa foi realizada com mais de 160 respondentes durante um evento de Startup Weekend e Concurso de Inovação. A pesquisa permitiu identificar as principais características empreendedoras presentes na população estudada, tais como liderança, organização e bom relacionamento, e com isso, ações e estratégias para fomentar o empreendedorismo e inovação podem ser traçadas, visando estimular ainda mais o desenvolvimento de tais fatores.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté UNITAU (2012), Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP (2016). Professor do UNIS-MG.

Fabrício Pelloso Piurcosky, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Doutorando na Universidade Federal de Lavras, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei (2013), Especialista em Tecnologias para Comunicação e Inovação Empresarial pelo Instituto Politécnico do Porto - Portugal (2015), MBA em Gestão de TI, Especialista em Redes de Computadores e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2008, 2005, 2003). Professor do UNIS-MG.

Sidney Vergínio da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Bacharel em Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professor do UNIS-MG.

Ernani de Souza Guimarães Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Possui mestrado em Administração, área de Concentração Gestão Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento (Universidade Federal de Lavras - 2010), graduação em psicologia (Universidade Federal de São João Del-Rei - 2005), Especialização em Gestão de Pessoas (Faculdades Adventistas Integradas - 2009), Especialização em Gestão Microrregional da Saúde (Faculdade Senac/MG - 2012). Professor do UNIS-MG.

Cristina Leal Lelis Calegario, Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Doutorado em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2005) e atualmente desenvolvendo Estágio Sênior no Departamento de Management & Global Business na Rutgers University, Newark, NJ (2015-2016). Professora da Universidade Federal de Lavras com experiência na área de Economia Industrial e Internacional.

Referências

ANPROTEC - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas. As incubadoras de empresas no Brasil – Panorama ANPROTEC, 2003.

BARRETO, L. P. Educação para o empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador, 1998.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DA SILVA, C. G.; IBDAIWI, T. K. R.; BIBIANO, N. R.; PERES, M. C. S. S.; FALKEMBACH, G. F. O perfil dos empreendedores nos startups: um estudo de caso na incubadora tecnológica de Santa Maria. 2º Fórum Internacional Ecoinovar. Santa Maria, 2013.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

FARAH, O. E. et al. Empreendedorismo estratégico. São Paulo: Ottoni, 2005.

GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil, 2006.

GOODE, W. J.; HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.

GUIMARÃES JR, E. S.; CIACCI, L. Guia de Estudos - Empreendedorismo. Varginha: Unis, 2016.

HAIR Jr., J.F.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005

LEVINE, D. M.; STEPHAN, D. F.; KREHBIEL, T.; BERENSON, M. L. Estatística: teoria e aplicações usando o Microsoft Excel em Português. 6.ed. LTC, 2012.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: foco na decisão. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MAROCO, J. Análise Estatística – com utilização do SPSS. Lisboa: Edições Silabo, 2007.

McCLAVE, J. T.; BENSON, P. G.; SINCICH, T. Estatística para administração e economia. 10.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

PETERS, P.P; HISRICH, R.D. Empreendedorismo. São Paulo: Bookman, 2002.

RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.

SCHMIDT, S.; CUNHA, R. A. N. Perfil empreendedor e desempenho organizacional. RAC, Curitiba, v. 13, n. 3, p. 450-467, Jul./Ago. 2009. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552009000300007>. Acesso em: 21 maio 2017

SEBRAE. O que é ser empreendedor. 2006. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 01 mar 2016.

TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 10.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Downloads

Publicado

2017-10-24

Como Citar

Messias Moreira, A., Pelloso Piurcosky, F., Vergínio da Silva, S., de Souza Guimarães Júnior, E., & Leal Lelis Calegario, C. (2017). O PERFIL DO EMPREENDEDOR: UMA ANÁLISE BASEADA EM EVENTOS DE STARTUPS DURANTE O ANO DE 2016 NO SUL DE MINAS GERAIS. Revista Ciências Humanas, 10(1-1), 50-62. https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)